Vender ou alugar um imóvel? Qual é a melhor opção.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Vender ou alugar um imóvel? Qual é a melhor opção
Vender ou alugar um imóvel? Qual é a melhor opção.

Veja o que considerar na hora de vender ou alugar um imóvel a fim de tomar a melhor decisão

É muito comum que proprietários e investidores encontrem dúvidas como: vender ou alugar um imóvel, qual é o melhor negócio? A resposta é: depende. O mercado imobiliário pode trazer grande lucratividade, mas a decisão de vender ou alugar deve levar em consideração muitos fatores e deve ser tomada com muita calma. Agir com pressa em momentos como esse podem gerar desvalorização do imóvel.

O aluguel permite que você possua uma renda a mais e preserve seu patrimônio, que pode vir a ser utilizado como uma garantia financeira futura. Por outro lado, inquilinos podem ser um problema se atrasarem o pagamento do aluguel e do condomínio, por exemplo. Por isso contar com uma imobiliária especialista para garantir a sua segurança, é sempre a melhor opção. 

Com a venda, é necessário que o imóvel seja anunciado em um momento propício e por um preço justo. Para isso, é necessário contar com o auxílio de um excelente corretor de imóveis para ter uma avaliação correta e dentro do que o mercado está aceitando.

Seja qual decisão você tomar, a imobiliária deve ter o comprometimento em garantir uma promoção do seu imóvel com qualidade. Portais imobiliários e fotos profissionais irão sempre ajudar a agilizar a transação imobiliária optada.

Há muitas questões que devem ser consideradas antes de tomar essa decisão. Confira abaixo o que precisa ser levado em consideração.

Necessidade de capital

Qual é a necessidade do proprietário de se capitalizar? 

Se há urgência pelo dinheiro, colocar o imóvel para alugar por um preço abaixo do comum na região será melhor do que vendê-lo com um grande desconto. A demanda para alugar imóveis é sempre existente e raramente diminui em momentos de crise, diferente da procura por comprar um imóvel, que pode variar de acordo com a situação econômica. 

Por outro lado, se a necessidade do dinheiro não é urgente, a venda pode ser a melhor opção. Vender um imóvel é um processo mais longo, porém ao optar por essa forma de investimento, no longo prazo, você terá mais dinheiro em suas mãos. 

Valorização do imóvel 

A maior parte dos imóveis tende a valorizar com o passar do tempo. No entanto, isso não é uma regra e adiar a venda pode levar o proprietário ao prejuízo.

Antes de tomar essa decisão tão importante, analise a região. Há perspectiva de crescimento do bairro? Novos shoppings, asfalto novo, escolas ou prédios comerciais sendo projetados? Se a resposta for sim, há uma potencial valorização do imóvel em questão. Neste caso, aposte no aluguel. Posteriormente, depois que a região já estiver consolidada e não houver mais perspectiva de crescimento, a venda pode ser mais interessante.

Mercado imobiliário

O mercado imobiliário varia muito dependendo da situação econômica e momentos de crise. Em momentos como esse, muitas vezes a demanda é maior do que a procura e traz prejuízos a quem anuncia sua unidade. 

Em tempos bons, investidores e ofertas aumentam significativamente. Com oferta e demanda em equilíbrio, é muito mais fácil fechar um negócio, seja vendendo ou alugando, com preços justos. 

A decisão de vender ou alugar deve ser feita com muita calma. Na verdade, agir com pressa e se precipitar nessa decisão pode ocasionar a desvalorização do imóvel e deixar o proprietário no prejuízo. 

A equipe de corretores da VivaVille são especialistas capacitados para anunciar seu imóvel e fazer o melhor negócio. Entre em contato conosco e dê entrada no processo de vendas ou aluguel do seu imóvel.

Maria Julia

Maria Julia

Produtora de conteúdo e amante de marketing e comunicação.

Compartilhe ⤵

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso